top of page

BGT 8 - Passado e presente



O BGT Sempre foi ( além de um encontro de aficcionados pela marca) um encontro de gerações.

Desde a primeira edição em que participamos, lá em 2010 era possível ver parte da cronologia da marca, espalhada pelo gramado verde da Praça Ademar de Barros. Naquela segunda edição eram bem menos expositores, é verdade. Mas a variedade de modelos levados pela galera do fórum Volkspage já deixava no ar esse clima de passado + presente.

A diferença é que nesta edição de 2016, uma outra linha do tempo pôde ser observada: a evolução da customização em si. Além do atual visual taludas + bolsas que já é familiar ao cenário do evento, foi possível ver Fusca à la anos 60/70; Passat, Voyage e Saveiro com Phone Dial; o Golzinho branco da Less is More, com as rodas Cruz de Malta - entre outras fortes referências oitentistas.

Outro grande destaque foi a Kombi idealizada pelo pessoal da Motor Classic Customs: a perua homenageava os protótipos da Porsche que correram as 24h de Le Mans no início dos anos 80 - época em que eram patrocinados pela fabricante britânica de tabaco Rothmans. Esse espírito foi traduzido na forma de interior aliviado, rollcage, bancos concha, volante Lotse RGT em camurça e a clássica pintura dos protótipos. Muito bom gosto, que resultou num visual tanto retrô, quanto racing.


Um delírio particular deste que escreve, foi poder ver de perto novamente, a Parati EDP. O conceito desenvolvido pela Volkswagen para o salão de 96 (época em que eu era moleque e pude vê-la pela primeira vez). A idéia àquela época, foi construir uma perua esportiva de alto desempenho e que lembrasse os carros do DTM.

O motor era basicamente o mesmo do Gol GTi 16V, mas que com um extenso retrabalho chegou à marca dos 200cv, (contra os 142 originais do hatch). As soluções mecânicas e aerodinâmicas são capazes de levar à perua aos 230km/h (contra os 204km/h do GTi). O carro tinha itens dos sonhos para a época, como bancos Recaro do Audi S6, volante Momo, instrumentação com fundo branco e rodas 17”x 7 BBS - numa época em que ter umas aro 15” no carro era um sonho quase inatingível. Eram também os primórdios do subwoofer e dos primeiros eventos de som automotivo, tendência acompanhada pela VW, que meteu no lugar do banco traseiro, um sistema com nada menos que 1000 watts de potência. No assoalho foram instaladas (hoje em dia horrorosas) chapas de aço iguais as de busão. Acreditem…era MUITO legal 20 anos atrás!

Era legal porque isso foi bem antes de Velozes e Furiosos e da onda T(X)uning que assolou o planeta no início dos anos 2000. Motivo pelo qual algumas soluções estéticas não foram lá muito bem recebidas pelas gerações mais novas.

Outro que chamou a atenção de muitos foi o Gol GT Concept, carro que havia feito sua estréia poucos dias antes no salão do automóvel de São Paulo. O conceito trouxe de volta a aura esportiva do Gol GT do início dos anos 80, misturando itens de design que remetiam tanto ao modelo antigo, quanto ao moderno irmão Golf GTi, e que juntos resultaram em um desenho único e que mexeu com a imaginação do público presente. A pergunta que ficou foi "será que vai entrar em produção?" Quem sabe... Mas se a resposta for positiva, com certeza o veremos na próxima edição do BGT. Além da galeria abaixo, confira também uma enxurrada de fotos em nossa página do facebook. Fique de olho e não esqueça de deixar o seu comentário!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page