top of page

LEVANDO NA SPORTIVA



Já faz um tempo que a gente está doido pra mostrar por aqui um Audi de responsa. Hoje foi o dia! Essa semana aí apareceu na net, umas fotos e vídeo de um A3 inacreditavelmente espancado nas 19", do Brunão de Sorocaba (aliás nessa altura, só podia ser de Sorocaba). Feito o contato com o Bruno, ele me avisou que o Carlos Aleixo do Wheelsdreamers, já havia feito umas fotos da nave. Aí tava tudo em casa: Wheelsdreamers é parceiro nosso e tava aí a oportunidade de concretizar esta parceria com uma matéria aqui para o blog. Rapidinho o Carlos enviou as fotos e um bate papo com o Brunão foi revelando toda a história deste Audi. O carro é uma Audi A3 1.8 turbo, 180cv preta, 2 portas, ano 2002 completa (teto solar + bancos em couro + ar + abs, etc etc etc). Brunão ainda está em "lua de mel" com o carro: comprou em março desse ano, três meses depois de vender a Marea que ele tinha (uma weekend forjada). O A3 é zerado, mesmo assim logo depois de comprar, Brunão fez uma revisão completa e o veredicto do mecânico foi de que o carro era muito bem cuidado (e podemos confirmar que continua sendo). Um pouco depois desta primeira "geral" em Abril, foram compradas as primeiras rodas em aro 19": réplicas do modelo Pompei, da também Audi RS6. Entretanto a furação delas causou problemas na hora do encaixe (o jogo era 5x112 e o carro é 5x100). Bruno começou então a pesquisar alternativas e ler bastante sobre como colocar as rodas no carro (fazer furação, usar adaptador, refazer a furação da roda, etc). Momentaneamente ele desistiu da idéia e as rodas ficaram guardadas por todo este tempo (cerca de 3 meses).​


Com o carro ainda original e as rodas guardadas, decidiu baixar o carro (para não ficar com o aspecto todo original) e o carro foi enviado para a Miro´s Preparações, em Sorocaba mesmo, onde foi feita a suspensão do carro. O sistema utilizado foi o da suspensão fixa, muito, mas muito baixa. A união de toda essa "baixura" com as rodas originais aro 15, deixavam o peito de aço (protetor de cárter) do A3 pertíssimo do chão. A peça ralava mesmo em rua plana e o parachoque dianteiro arrastava no chão em algumas ondulações (com o carro parado, a distância entre o parachoque e o chão era de uma moeda de 10 centavos, dessas novas, douradas).

Como o peito de aço raspava constantemente, Bruno acabou retirando a peça e com isso se tornou realidade o pior pesadelo dos donos de A3, Golf e Bora: a quebra do cárter do carro. Então, enquanto o carro estava substituindo o cárter e colocando o óleo novo, aproveitou-se para levantar o motor, o câmbio e o escapamento do carro.

Neste processo, os coxins do motor e do câmbio foram trabalhados com cobre, deixando o carter mais alto do que o agregado do carro. Após esse trabalho, o carro ficou show de andar e a partir daí não existia mais a preocupação com o cárter (que agora estava protegido). Antes de bater ele no chão, quem bate agora é o agregado.

Enquanto todo esse trabalho era feito o carro ainda estava com as rodas originais e as 19" continuavam lá guardadas. Resolvida a situação do cárter Brunão decidiu vendê-las. Anúncio feito, começaram a aparecer as propostas e negociações: em uma delas, apareceu a chance de troca pelas rodas Sportiva CH, (réplicas das BBS CH) Após uma rápida pesquisa sobre as rodas ele encontrou uma Audi A3 na europa usando essas rodas. O conjunto agradou muito e então decidiu-se a troca das Pompei pelas Sportiva CH. A partir daí foi só calçar as danadas com pneus Toyo Proxes 4, com as medidas 225/35/19 na dianteira e 235/35/19 na traseira. O resultado está ai nas fotos. #foda.

O Audi hoje está parado no mecânico fazendo trabalho de cambagem e também colocando espaçadores na traseira. E enquanto isso o Bruno já está pensando no novo setup com os espaçadores e cogitando novos pneus traseiros "pra ver se dá pra deixar ainda mais baixo". Eu ri... e pensei que nesta brincadeira de andar baixo esse cara tem muita disposição!

Para esta matéria gostaríamos de agradecer não só ao Brunão pelo contato e pela oportunidade de ceder o carro, mas também (e especialmente) ao Carlos Aleixo do Wheelsdreamers, pela parceria e por ceder as fotos pra nós #tamojunto!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page