top of page

BGT4 2012 - parte 1



Quinze de novembro: começava a quarta (e épica) edição do maior evento, VAG (VW/Audi Group) do Brasil. O Bubblegun Treffen é um evento que começou como um encontro de amigos (com apenas 30 carros) e é organizado pelo pessoal do Volkspage.net desde 2009. A evolução do BGT salta aos olhos: os 30 carros de 2009 se transformaram em cerca de 150 em 2010, um pouco menos de 400 ano passado e neste ano mais de 700 carros passaram pela pequena cidade de Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. Tamanho crescimento chamou a atenção da montadora, que pela primeira vez apoiou o evento, com distribuição de brindes e a presença da unidade 000 das 333 que serão fabricadas do super esportivo Audi R8 GT Spyder: são 560cv de puro pornô automotivo.


Aliás a seriedade da coisa chamou a atenção não só da Volkswagen/Audi do Brasil, mas também de outros expositores: além da Aütoplayerz que já é parceira do evento há duas edições, juntaram-se ao BGT, o pessoal da Borbogüssi Wheels, DKC Garage, Restaurakar entre outros que vendiam, peças de VW antigos, peças de preparação e miniaturas. Além dos stands relacionados ao nosso mundo, havia também uma grande oferta de opções em alimentação, tudo isso embalado pelo som de um DJ estratégicamente posicionado na concha acústica existente na gigantesca Praça Adhemar de Barros - espaço gentilmente cedido pela prefeitura de Águas de Lindóia.

Na sexta, 16 de novembro, também se comemorava o aniversário da cidade e no sábado, um grande palco recebeu várias bandas de rock durante toda a tarde/noite.


O tempo na quinta-feira estava meio estranho, céu carregado, ameaçando uma forte chuva que não veio. Só quem chegava eram os apaixonados por Volkswagens. E essa paixão não tem limites: o pessoal veio de todos os cantos do Brasil. Tinha carro chegando de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e obviamente a galera de São Paulo (capital, interior, litoral e ABC). Pessoal com disposição pra rodar 600, 800 e alguns até mais de 1000 Km. Outros bem menos do que isso, mas do jeito que vinham tão baixos a sensação deve ter sido de rodar uns milhões de Km.

E este foi o cenário da quinta: chegadas, acomodações, aquele último trato no carro e reencontros. Reencontro de uma galera que as vezes passa o ano inteiro distante cada um em sua cidade, se falando apenas pela web.


O evento é bem democrático, carros carburados e refrigerados à ar convivem em plena harmonia, com os irmãos mais novos, cheios de eletrônica embarcada. Haviam desde Fusca 1951 até Jetta 2012. Praticamente todos os capítulos da VW no Brasil estavam representados no BGT4. Essa democracia também permite a presença de carros originais que marcaram época e que tiveram seu valor histórico reconhecido.

Com o final da tarde o pessoal deixa a praça para um breve descanso, por que as noites no BGT também são intensas.

Na Áustria, as margens do enorme lago Wörthersee acontece o maior evento deste genero, do mundo. Não cabe nem comparação, mas se pensarmos bem, mesmo que sem toda aquela grandiosidade, você pode observar pelas fotos, que no BGT os carros também ficam em volta de um lago, também há um posto Shell e a pequena cidade também fica tomada pelos fanáticos por VW. Mas aqui existe uma coisa que eles não tem: a LOMBADINHA!


O que começou como uma brincadeira espontânea (ano passado o pessoal vibrava cada vez que um carro baixo raspava na lombada), já virou tradição e este ano teve até troféu para o que raspasse com mais vontade. A premiação dividiu-se nas categorias rebaixado aircooled, rebaixado fixa e rebaixado rosca. Esta premiação da lombada aconteceria só no sábado, mas a galera já começou a festa desde quinta à noite.

É muita festa e história pra contar. No próximo post, contaremos um pouquinho mais sobre os clubes os carros premiados e os outros detalhes que fizeram deste o maior e melhor BGT desde sempre! Abaixo a galeria com fotos de quinta e parte da sexta (embaixo da galeria, clique em "show more") para ver todas as fotos do post de hoje. Fique ligado que em breve a gente conta o resto da história.

Fotos: Calixto, Rogério Shiratori, Fred Frazão, Bill Oliveira e Andrei Queiroz


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page