top of page

Mundo dos GTi's



Ontem aconteceu em Americana, interior de SP, a 2ª edição do encontro Mundo dos GTi's. O evento foi divulgado através do facebook pela página de mesmo nome, e contava com uma quantidade bacana de carros confirmados.

Um ou outro amigo querendo ir, mas com certa desconfiança. Por fim, os vários camaradas de SP que cogitaram presença, acabaram se traduzindo em apenas 4 carros: GTi VR6 do Kanaiana, GTi Mk3 (Vette wheels) do Leandro, o raro Polo GTi do Raffaelle e nós (como visitantes) à bordo do Bora.

Os pouco mais de 130km até o aeroporto de Americana, local do evento, foram percorridos de forma rápida e divertida (e talvez tenha sido a melhor parte do rolê).

Para quem pretendia expor, a entrada era a doação de 2kg de alimento não perecível, para ajudar uma instituição local. Quem esqueceu, podia optar por uma simbólica quantia em dinheiro (para arcar com a compra dos alimentos). O recebimento de uma "pulseira vip" garantia acesso ao recinto da exposição.

Para quem foi prestigiar o evento como visitante, a regra era a mesma, mas o tratamento diferente. Na primeira tentativa de estacionar o carro, fomos 'enxotados' por uma funcionária do aeroporto: "-Aqui não pode, é área de embarque"- esbravejou. "Só nas vagas em frente do restaurante (umas 6, ja lotadas), senão é só lá fora".

E os carros de quem foi prestigiar o evento ficaram assim; perigosamente largados às margens da rodovia:


Já no local da exposição, observamos que a maioria possuía a tal pulserinha laranja, mas constatamos que também havia muita gente sem (não doou o alimento, nem pagou). Outra coisa que observamos lá dentro, foram os GTi's e essa foi a parte boa.

Vários representantes da história automobílistica do país estavam ali presentes. O primeiro modelo do Gol GTi - com suas rodas gota e o clássico Azul Mônaco - tinha sido recém resgatado e vai passar por um processo de restauração. Em maior número, estavam os de frente "chinesinha" ( 91 à 94) representados em quase todas as cores que foram lançadas. Alguns, de tão novos, estavam com a nota fiscal de fábrica no painel.

Os "bolinhas" estavam representados em suas versões 8 e 16V e também - na mais rara de se ver - Parati GTi 16V. Aqui imperaram os modelos na tradicional cor vermelho Dakar.

Mas nem só de Gol viveu o encontro.

Além da já citada Parati, havia o Golf GTi MK3, do nosso amigo Leandro Martinelli - é impecável e conta com um exclusivíssimo jogo de rodas de Corvette. Também puderam ser vistos de perto 4 Golfs GTi VR6: quantidade bastante expressiva se levarmos em conta que a série especial lançada em 2003, com motor 2.8 VR6 de 200cv, teve apenas 99 unidades fabricadas.

E como exclusividade pouca é bobagem, ainda estava por lá o Polo GTi do Raffaelle. Uma das 30 unidades trazidas da Bélgica, quando do lançamento da então nova geração do modelo (9n3). A primeira característica que salta aos olhos é a carroceria com 2 portas. Grade, faróis e lanternas escurecidas e um diferenciado interior também fazem parte do pacote que conta também com o mesmo motor 1.8 turbo do irmão maior Golf, o que o tranforma num verdadeiro "Pocket Rocket".

Um almoço "caseiro" no simples (mas delicioso) restaurante do aeroporto e já estavamos prontos para zarpar.

O encontro tem a intenção de ser rotativo e acontecer em uma cidade diferente à cada edição. Se numa dessas, acontecer aí na sua vizinhança, vale a visita.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page