top of page

Gringo "Made in Brazil"



A palavra "projeto" anda sendo vulgarmente utilizada ultimamente para definir que: o sujeito tem um carro e planeja algumas modificações que o deixem com uma cara diferente do original. O termo vem dos fóruns gringos, e de tópicos em que o carro é feito praticamente do zero, com modificações que se estendem por páginas e páginas, por anos e anos...

Este é um caso clássico: o GTi (150cv) 2001 foi comprado preto, e com kit Oettinger, no ano de 2008 pelo Niels, irmão do atual dono, Arved Kloumberg. Já na metade de 2009 o carro já estava vermelho, com interior bege e a frente do Jetta MK4 (o nosso velho conhecido Bora).

Quem já está na cena há algum tempo, acompanhou esta transformação e também já conhecia o Jolf (o nome vem de Jetta + Golf) devido ao destaque que o carro ganhou ao ter sua história contada em fóruns, sites e blogs.


Nos anos que se seguiram a vida (e as voltas que ela dá) acabou por mandar o Niels para bem longe - literalmente para o outro lado do mundo. Seguiu-se então um período, em que as modificações foram de menor porte e conduzidas com muito e carinho e critério pelo irmão Arved.

Arved também tem o seu próprio GTi, e é um daqueles casos que citamos em que o carro é refeito do zero, e que leva muito muito tempo. Foi então que, cerca de um ano atrás, o inevitável aconteceu: o Jolf passou para as mãos do irmão que efetivamente já cuidava e usava o carro.

O proprietário da Arved's Garage, resolveu então dar seu próprio toque ao carro. Uma atualizada no visual, que afinal de contas já durava 5 anos.

O primeiro passo foi a substituição dos parachoques, sendo o traseiro, do Golf Europeu (que tem o espaço da placa bem grande). Além dos parachoques, receberam tinta vermelha o teto e capa dos retrovisores (que anteriormente eram pretos) Neste estágio também foram desmontados os bancos Recaro, para novo revestimento em bege e a instalação do sistema de aquecimento, trampo realizado pela tapeçaria 2E. Estava mais do claro para o Arved, que este seria o carro com o qual ele iria para o BGT 6.

E se esse era o carro do BGT, porque não "pegar emprestada" a suspensão a ar, reservada para o outro GTi? E já que vai montar uma suspensão, com gerenciador E-level + VU4 da Accuair, bolsas Universal Air montadas numa suspensão FK, e dois compressores Viair, porque não montar um portamalas também de "primeiro mundo"?


O setup utiliza dois cilindros pintados no mesmo bege do interior do carro, linhas rígidas em alumínio (que estão sendo substituídas por inox), manômetro e compressores aparentes. Aqui, todo o trabalho de montagem, tapeçaria e acabamento foi feito pelo próprio Arved, o que futuramente iria lhe render o prêmio de melhor portamalas do evento, na sexta edição do BGT.

Planos, planos e mais planos.

Uma coisa vai puxando a outra, e se pelo lado "de dentro" a suspensão é assim tão top, do lado de fora as rodas precisavam acompanhar. As aro 18" originais de Touareg, que estavam anteriormente previstas, já não acompanhavam a ousadia do resto do projeto.

E já que era pra ser ousado, porque não fazer o aparentemente impossível?

Foi sob a alegação de que: "isso não serve em carro nenhum" que Arved optou pelas lindas, concavas e impraticáveis Binno Stock Car, com seu aro 18", seus 10,5 de tala, sua furação 5x120 e seu antissocialíssimo ET -25 de offset. Sim... (-) menos 25.

Após bastante trabalho, as dianteiras passara a ser 18x9 e continuaram 18x10,5 na traseira. Afuração foi refeita e agora é 5x100. O Offset passou a ser 10 na frente e 30 na traseira (ainda agressivos), o que acabou requisitando ajustes também na geometria do carro, com o auxilio de camber plates na dianteira e na traseira.

O Setup é de enlouquecer e algumas fotos do carro já correram o mundo. Os gringos piram: "what kind of wheels are those?" (que modelo de rodas são essas). A resposta de que são modelos da Stock Car BRASILEIRA, deixa os gringos com um gostinho amargo. "Nunca terão."

Como não bastasse tudo isso, a cereja do bolo: os lindíssimos faróis de xenon com projetor, que originais, vinham nos Bora V6 4motion, e que eram um dos itens desejados pelo Niels desde que foi feita a conversão da frente em 2009.

Em resumo, além de montar um dos carros mais incríveis da atualidade, o Arved ainda arrumou um espaço pra concluir a realização de um antigo sonho. Coisa de irmão...


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page